Objetivo

O objetivo deste II Colóquio é discutir a inserção da inovação nos processos comunicacionais com ênfase no âmbito da linguagem/cultura ou ênfase na recepção/sociedade. Divulgar as pesquisas dos conferencistas sobre o tema bem como a dos participantes do Programa de Mestrado em Comunicação da USCS que teriam a oportunidade de interagir intelectualmente com outras visões e concepções. Produzir material escrito que servirá de subsidio para discussões posteriores com alunos da graduação em Comunicação e, principalmente, com os alunos de Iniciação Científica. Contribuir para a consolidação de um debate ainda insuficiente, mas certamente fecundo, acerca das interações entre Comunicação e Inovação.

Programação

Sessão 1 – Inovações na linguagem e na cultura midiática: Criação e Artes

Dia 23/09/2008, das 9 h às 12 h

Palestrantes:

Profª Drª Ana Maria Balogh (UNIP)

Prof. Dr. Marcello Tassara (Anhembi)

Coordenação dos debates: Prof. Dr. Roberto Elísio dos Santos (USCS)

O objetivo dessa sessão é discutir a mídia e suas conexões culturais, discursivas, simbólicas e filosóficas, nos quais os conceitos de inovação ou de comunidade se fazem presentes. Temas abordados: mudanças nas linguagens e inter-relações sígnicas nos processos e produtos da mídia; novos usos culturais das tecnologias e das mídias; relações entre arte e mídia; processos criativos e experimentalismo nas mídias; renovação dos processos de mediação; linguagem e comunidades de comunicação.

Sessão 2 – Transformações comunicacionais e comunidades: Da recepção à produção.

Dia 23/09/2008, das 14 h às 17 h

Palestrantes:

Prof. Dr. Massimo di Felice (USP)

Prof. Dr. Mauro Wilton Sousa (USP)

Coordenação dos debates: Profª Drª Mônica Pegurer Caprino (USCS)

O objetivo dessa sessão é discutir as transformações na comunicação em sua relação com as diversas comunidades, abrangendo temas como: novas dinâmicas da comunicação nas organizações; inovações tecnológicas nos processos sociais da comunicação; transformações das mídias na sociedade; desdobramentos das culturas regionais, memória e imaginário social em novos contextos da comunicação; mudanças nas relações entre comunicação e educação.

Fotos

II – Colóquio de Comunicação e Inovação – 23/09/2008.