Estudoanalisa a relação entre as artes visuais e o design gráfico publicitário

(São Caetano do Sul – SP) – A publicidade, sabe-se bem, está sempre buscando se aproximar de seu público – e, o quanto mais eficiente e interessante for a comunicação da mensagem que se deseja passar, melhor. Pensando numa dessas estratégias da área, a incorporação das artes visuais, surgiu a proposta de pesquisa de Roberta Fernandes Esteves, publicitária formada pela USCS. Com especial interesse pelo estudo das artes visuais como linguagem, além de campos como história da arte, direção de arte e cultura das massas, Roberta associou seus interesses e, assim, chegou à dissertação de mestrado “O design gráfico publicitário e as artes visuais: fronteiras e apropriações da arte pela publicidade”.

Para a realização das investigações, a pesquisadora foi até as cidades espanholas de Barcelona e Madrid, onde analisou peças publicitárias da rede espanhola de lojas de departamentos El Corte Inglés, que fazem uso de referências das artes visuais em suas peças, a fim de verificar de que maneira e quais são os aspectos inovadores na apropriação pela comunicação publicitária de referências visuais do campo das artes plásticas. “Barcelona é uma das principais cidades da Europa que abriga inúmeros museus e centros de exposições de diversos movimentos artísticos ocorridos ao longo da história, possibilitando assim o acesso às grandes obras e análises. Já a viagem de uma semana à Madrid foi marcada não apenas pelas visitas a grandes museus como também para o acesso completo à campanha publicitária do El Corte Inglés, assim como a entrevista realizada com o diretor de criação da campanha citada, José María Cañas Maeso, possibilitou a obtenção de mais informações sobre a campanha e sobre como o diretor de criação compreende a relação entre arte e publicidade e as incorporações”, conta.

A pesquisa conclui que os publicitários utilizam a apropriação das imagens artísticas como ferramenta do processo criativo e também compositivo das suas peças. “Trabalhar com o ‘já pronto’ não apenas facilita parte da compreensão da mensagem ao público-alvo como também traz em si uma série de valores culturais positivos contidos na obra incorporada ou imitada para agregar esses valores ao produto ou serviço anunciado”, explica Roberta. Essa estratégia realiza um jogo intertextual com o repertório do espectador, podendo causar uma surpresa diferencial pela forma como foi apropriada a obra e também no contexto em que foi inserida, mas também exige um amplo e atualizado repertório por parte dos publicitários. Torna-se um desafio para a equipe criativa associar suas ideias e realizar a bricolagem, as apropriações – e não somente no brainstorm, como são conhecidas as reuniões para discussão de ideias, como também nas composições dos anúncios, trazendo inovações e originalidade nas mensagens publicitárias.

O doutor e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com pós-doutorado pela ECA/USP, João Batista Freitas Cardoso, orientador do trabalho de Roberta, destaca que “a importância do trabalho se deve ao fato de que a direção de arte publicitária colabora para a definição das estéticas contemporâneas. Sabendo que as artes auxiliam na construção da identidade cultural, o mercado publicitário apropria-se de referências que servem aos propósitos da comunicação mercadológica. Ao mesmo tempo em que tais referências agregam valores às marcas, elas visam fazer com que o público se reconheça nas imagens das mídias”.

A dissertação de mestrado de Roberta Fernandes Esteves está disponível para consulta – na íntegra – no link:

http://www.uscs.edu.br/posstricto/comunicacao/dissertacoes/2012/pdf/disertacao_Roberta_Fernandes_Esteves.pdf

O programa de Mestrado em Comunicação da USCS objetiva contribuir com a geração e difusão do conhecimento científico no campo da Comunicação e, com isso, dar consecução à missão da USCS junto à comunidade interna e externa. Pretende ainda colaborar na formação de pesquisadores e docentes com visão crítica e científica do campo da Comunicação face a uma sociedade em constante transformação. Informações sobre o programa: http://www.uscs.edu.br/posstricto/comunicacao/.

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02/02/2014

 

Apropriação da arte por campanhas publicitárias é tema de pesquisa científica na USCS