Pesquisa estudou mais de mil anúncios impressos e premiados

(São Caetano do Sul – SP) – Estudar imagens que ilustram exclusivamente as desvantagens do não uso de determinados produtos e serviços para fins publicitários foi o foco da pesquisa que resultou no título de Mestre em Comunicação pela publicitária Eliana Teresinha Blessa Parisi, na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Definido o inovador objeto de estudo, Eliana realizou levantamento nos mais de mil anúncios impressos e premiados a fim de dimensionar a frequência de utilização dessa estratégia – denominada negação visual – e a classificação da sua relação com o texto verbal.
De acordo com a pesquisadora, “anúncios que apresentam imagens que não ilustram qualidades e, de forma contrária, ilustram desvantagens ou representam prejuízos que não pertencem ao universo do leitor, exigindo maior capacidade intelectual do público na interpretação da mensagem global”, explica Eliana Parisi.
Para o docente do Programa de Mestrado em Comunicação da USCS e orientador da aluna, Dr. João Batista Freitas Cardoso, a pesquisa é relevante pois traz ao público a reflexão sobre as diferentes estratégias do discurso publicitário, que tem como objetivo final a persuasão. É preciso estar atento, pois, nem sempre, como se imagina, a publicidade expressa de forma explícita as qualidades dos produtos.
A dissertação de mestrado de Eliana Parisi resultou no artigo científico “O signo visual em oposição à proposição de valor do produto”, publicado na revista Comunicação, Mídia e Consumo (2011), da ESPM.”
Os trabalhos acadêmicos de Eliana Parisi já estão disponíveis para consulta – na íntegra – nos links abaixo:
Dissertação: “NEGAÇÃO VISUAL DOS ANÚNCIOS IMPRESSOS” – disponível em:

http://www.uscs.edu.br/posstricto/comunicacao/dissertacoes/2011/pdf/dissertacao_eleiana_parisi.pdf
Artigo científico: “O signo visual em oposição à proposição de valor do produto”. Comunicação, Míd
ia e Consumo, disponível em: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/215
O programa de Mestrado em Comunicação da USCS objetiva contribuir com a geração e difusão do conhecimento científico no campo da Comunicação e, com isso, dar consecução à missão da USCS junto à comunidade interna e externa. Pretende ainda contribuir na formação de pesquisadores e docentes com visão crítica e científica do campo da Comunicação face a uma sociedade em constante transformação. Informações sobre o programa: http://www.uscs.edu.br/posstricto/comunicacao/.

Mais informações à imprensa:
Universidade Municipal de São Caetano do Sul – Assessoria de Comunicação
Luciano Domingos da Cruz – tel. 4239-3259 – e-mail: comunic@uscs.edu.br
21/06/2013

Dissertação de Mestrado da USCS estuda negação visual nos anúncios impressos