Estudo foi realizado com professores da rede pública de ensino de São Caetano do Sul

(São Caetano do Sul – SP) – Com o objetivo de contribuir com propostas motivadoras, referentes a como trabalhar o ensino de Artes nas escolas da rede municipal de São Caetano do Sul, onde há grande incentivo ao uso de novas, a educadora Elci Candido Ferreira Marcilio desenvolveu pesquisa acadêmica denominada “Web & arte: Desafios comunicacionais na Educação”, que resultou sua dissertação de Mestrado em Comunicação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). O trabalho, que incluiu aplicação de questionário a professores da disciplina de artes e entrevista com profissionais da área da educação, buscou investigar as apropriações das novas tecnologias de informação e de comunicação, especialmente a Web, pelos docentes no ensino de Artes das escolas da rede municipal de ensino fundamental da cidade.

Elci revela que, pelos resultados obtidos na pesquisa, o professor ainda é a figura imprescindível na organização, controle e integração dos agentes participantes de uma aula. “É ele quem vai mediar a forma de se construir conhecimento. Para que isso ocorra com eficácia, ele deverá manipular e dominar as novas tecnologias pertinentes ao seu trabalho à sociedade real”, observa a educadora. Elci analisa positivamente o quadro educacional da cidade: “a realidade de São Caetano do Sul nos mostra que cada aluno do ensino fundamental dispõe de um laptop, nas escolas. Assim, de maneira produtiva e prazerosa, pode, por intermédio de um professor preparado, ser inserido na sociedade digital com segurança, consciência e dignidade de um cidadão participativo, com plenos direitos de experimentar, de viver, de recriar, de sentir-se útil e importante no meio e no momento em que vive”.

Para o docente do Programa de Mestrado em Comunicação da USCS e orientador da aluna, Elias Estevão Goulart, a pesquisa foi importante porque se constatou a real necessidade de preparo dos docentes na apropriação das novas tecnologias digitais para o exercício profissional. “Apesar do ambiente ‘altamente focado na tecnologia’, como é o município onde se desenvolveu o estudo, observou-se, por um lado, certa relutância no emprego da Internet, bem como desconhecimento de possibilidades comuns de utilização; por outro lado, a percepção de que o caminho delineado à frente para a Educação passa, necessariamente, pela absorção e correto emprego das tecnologias digitais, especialmente associadas com a Internet”, ressaltou o orientador.

A dissertação de mestrado de Elci Candido Ferreira Marcilio está disponível para consulta – na íntegra – no link:

http://www.uscs.edu.br/posstricto/comunicacao/dissertacoes/2012/pdf/dissertacao_Elci_Candido_Ferreira_Marcilio.pdf

O programa de Mestrado em Comunicação da USCS objetiva contribuir com a geração e difusão do conhecimento científico no campo da Comunicação e, com isso, dar consecução à missão da USCS junto à comunidade interna e externa. Pretende ainda contribuir na formação de pesquisadores e docentes com visão crítica e científica do campo da Comunicação face a uma sociedade em constante transformação. Informações sobre o programa: http://www.uscs.edu.br/posstricto/comunicacao/.

Mais informações à imprensa:

Universidade Municipal de São Caetano do Sul – Assessoria de Comunicação

Luciano Domingos da Cruz – tel. 4239-3259 – e-mail: comunic@uscs.edu.br

13/08/2013

Ensino de arte por meio de novas tecnologias é tema de pesquisa na USCS