À partir do dia 24 de abril, o público santista poderá conhecer a história do jornal Ovelha Negra, através da exposição Uma Ovelha Negra na Cultura Midiática – Inovações do Humor Gráfico na imprensa alternativa brasileira (1976 – 1977), de curadoria de Osvaldo DaCosta, com inauguração às 20h30, na Pinacoteca Benedito Calixto.

O jornal Ovelha Negra foi um jornal de humor, criado pelo cartunista santista Geandré e publicado entre 1976 e 1977, em pleno regime militar, período no qual surgiram diversos jornais alternativos, como O Pasquim, Opinião, etc.

Segundo Osvaldo DaCosta – cartunista e professor universitário –, a exposição foi inspirada em sua dissertação de Mestrado e tem como objetivos resgatar a história do Ovelha Negra; demonstrar a importância do Ovelha Negra na imprensa alternativa brasileira; apresentar o jornal ao público que não o conheça; transmitir um pouco do clima do jornal: humor, irreverência e contestação sobre o Brasil e propor questionamentos ao visitante, como comparar o Brasil dos anos 1970 com o Brasil atual.

Na exposição, que vai até o dia 31 de maio no Salão Verde da Pinacoteca, o visitante conhecerá algumas páginas das 8 edições do Ovelha Negra, através de reproduções e alguns originais, e poderá se divertir com charges, cartuns, etc.

Para Osvaldo DaCosta, enquanto a maioria dos jornais alternativos tinha conteúdo basicamente textual, o Ovelha Negra inovou por ser basicamente um jornal de cartuns.

O jornal também se destacou pelo grande número de artistas colaboradores, dentre os quais: Paulo Caruso, Chico Caruso, Angeli e Laerte, conhecidos até hoje no mercado editorial. O Ovelha também contou com a presença de artistas estrangeiros.

A exposição do Ovelha Negra foi um dos projetos contemplados pelo Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes, da Secretaria de Cultura de Santos e, além da exposição na Pinacoteca, estão programadas oficinas sobre o Ovelha Negra.

Recomendada não somente a cartunistas e jornalistas, a exposição também pode interessar ao público em geral, que queira conhecer um pouco mais sobre o período da ditadura no Brasil, queira apreciar o trabalho de artistas talentosos e que concorde comigo: que o bom humor é uma das características mais bacanas do ser humano. Para DaCosta: “em tempos de anseios pela ditadura, o povo na rua clamando, esta exposição pode deixar mais claro essa sombra em nossa história recente’’.

Informações

Exposição:Uma Ovelha Negra na Cultura Midiática – Inovações do Humor Gráfico na imprensa alternativa brasileira (1976 – 1977)

Inauguração:24 de abril, às 20h30

Visitação:até o dia 31 de maio, de terça a domingo, das 9h às 18h

Local:Pinacoteca Benedito Calixto (Salão Verde)

End: Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão – Santos – SP

Entrada Gratuita

Oficinas (gratuitas)

Local: Biblioteca de Artes Candido Portinari

Dia:28/04/15, às 15h

End:Av. Rangel Pestana, 150, Vila Mathias – Santos

Tel:(13) 3202-3572 e (13) 3202-3573

Local: Instituto Arte no Dique

Dia:30/04/15, às 15h

End:Av. Brigadeiro Faria Lima, 1349, Rádio Clube – Santos

Tel:(13) 3209-9464

Local: Centro Cultural da Zona Noroeste – Biblioteca Silvério Fontes

Dia:16/05/15, às 14h30

End: Av. Afonso Schmidt s/n, Complexo B, 2o andar, Areia Branca – Santos

Tel:(13) 3203-3399

Exposição sobre o jornal Ovelha Negra inaugura dia 24 de abril, na Pinacoteca Benedito Calixto – Resultado de pesquisa desenvolvida na USCS