Pesquisa do Programa de Mestrado em Comunicação da USCS investiga utilização de rede social como mecanismo da Comunicação Organizacional e como meio de relacionamento

(São Caetano do Sul – SP) – O publicitário e pesquisador André Petris Gollner, utilizando o ranking do Top of Mind 2010, realizado pelo Datafolha, selecionou três perfis corporativos – Nike, Skol e Gol Linhas Aéreas Inteligentes – que, no momento da coleta de dados apresentavam os maiores números de adesão ao botão “curtir” (recurso da plataforma social da plataforma Facebook), para verificar um novo espaço relacional utilizado pelas empresas juntos aos seus públicos de interesse. O resultado do trabalho garantiu o título de Mestre em Comunicação no programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e gerou artigo científico apresentado na cidade de Denver, nos Estados Unidos.

Gollner acredita que os resultados da pesquisa sugerem que cada empresa escolhida apresentou uma característica distinta e interessante em sua comunicação digital no Facebook. ”Representam excelentes exemplos de práticas atuais de comunicação organizacional digital, pois se destacaram em um conceituado estudo sobre lembrança de marca na internet brasileira e, especificamente como exemplos no site de redes sociais, apresentavam no momento da pesquisa, números consideráveis de seguidores”, avalia o pesquisador da USCS. Em pesquisa preliminar, com perfis de outras empresas, André analisou o comportamento da comunicação digital da marca concorrente Brahma no período de janeiro a março de 2011. “Apesar de pertencer ao mesmo grupo (Ambev) e ter a possibilidade de se espelhar nas estratégias da Skol, a Brahma não apresentou resultados tão expressivos em termos de aprovações (“Curtir”) e comentários”, ressalta André Petris Gollner.

Para o docente do Programa de Mestrado em Comunicação da USCS e orientador do aluno, Elias Estevão Goulart, a pesquisa foi importante porque descortinou novos horizontes do uso das redes sociais para o estabelecimento de novos processos comunicacionais entre organizações e seus públicos. “Importante destaque da pesquisa foi a confirmação e caracterização de uma nova forma de comunicação organizacional, denominada de relacional, por meio da qual as redes sociais restringem a publicidade direta, antes se privilegia o estabelecimento de relações, quase pessoais, entre empresas e consumidores. Os resultados apontam para a necessidade de expandir as análises e estudar os mecanismos e processos mais efetivos para esta nova forma de comunicação organizacional”, avalia Elias Goulart.

A dissertação de mestrado de André Petris Gollner resultou no artigo científico “Comunicação organizacional aplicada no ambiente do site de redes sociais Facebook”, publicado na revista Comunicação & Sociedade (Online, v. 34, p. 233-259, 2013). Parte dela foi apresentada sob o título “Facebook as an Organizational Communication Tool: a Brazilian Study” no Ed-Media – World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications 2012, em Denver, Colorado (EUA).

Os trabalhos acadêmicos de André Petris Gollner já estão disponíveis para consulta – na íntegra – nos links abaixo:

Dissertação: “Comunicação organizacional aplicada no ambiente do site de redes sociais Facebook” – disponível em: http://www.uscs.edu.br/posstricto/comunicacao/dissertacoes/2011/pdf/dissertacao_andre_gollner.PDF

Artigo científico: “Comunicação organizacional aplicada no ambiente do site de redes sociais Facebook”. Revista Comunicação & Sociedade, disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/article/viewArticle/2960

O programa de Mestrado em Comunicação da USCS objetiva contribuir com a geração e difusão do conhecimento científico no campo da Comunicação e, com isso, dar consecução à missão da USCS junto à comunidade interna e externa. Pretende ainda contribuir na formação de pesquisadores e docentes com visão crítica e científica do campo da Comunicação face a uma sociedade em constante transformação. Informações sobre o programa: http://www.uscs.edu.br/posstricto/comunicacao/.

Mais informações à imprensa:

Universidade Municipal de São Caetano do Sul – Assessoria de Comunicação

Luciano Domingos da Cruz – tel. 4239-3259 – e-mail: comunic@uscs.edu.br

13/08/2013

Mestrado avalia Facebook como espaço da comunicação organizacional e repercute em evento nos Estados Unidos