Pesquisa aborda principais teorias da comunicação e as contribuições teóricas mais significativas em relações públicas

(São Caetano do Sul – SP) – Uma criteriosa pesquisa bibliográfica que buscou analisar as contribuições teóricas de relações públicas quanto ao seu embasamento oriundo das teorias da comunicação resultou na dissertação de Mestrado em Comunicação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) do pesquisador Sandro Takeshi Munakata da Silva. Seu trabalho, devidamente adaptado ao universo acadêmico, foi publicado em 2011 em forma de livro pela editora da PUC, do Rio Grande do Sul, sob o título “Teorias da Comunicação nos Estudos de Relações Públicas” com acesso gratuito no endereço: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/teoriasdacomunicacao.pdf.
Segundo o profissional de relações públicas Sandro Takeshi, o ponto de partida do trabalho surgiu por conta da dúvida que se tinha com relação à utilização das teorias da comunicação como forma de fundamentação teórica para os estudos de relações públicas. “Inicialmente, não era possível visualizar com clareza se existia essa aproximação, e se fosse o caso, até que ponto ela acontecia de fato. Partiu-se da pergunta problema: quais Teorias da Comunicação são, ou podem ser referenciais para os estudos de Relações Públicas? E a partir dessa dúvida o trabalho foi se desenvolvendo”, conta o pesquisador.
Para a docente do Programa de Mestrado em Comunicação da USCS e orientadora do aluno, Regina Rossetti, a pesquisa foi muito fecunda pois resultou na publicação da dissertação por uma Editora Universitária respeitável, além três artigos publicados em Congressos de Comunicação e três capítulos de livros sobre Comunicação Empresarial e sobre Relações Publicas.
O mais recente capítulo de livro que a pesquisa de Sandro gerou é denominado “Teorias da Comunicação e Relações Públicas: aproximações teóricas”, publicado em “Comunicação Empresarial: Tendências e Perspectivas”, livro organizado pelo professor Wilson da Costa Bueno, em 2012.

A dissertação de Sandro Takeshi Munakata da Silva “TEORIAS DA COMUNICAÇÃO NOS ESTUDOS DE RELAÇÕES PÚBLICAS: Lacunas e Indicações de Novas Aplicações” já está disponível para consulta – na íntegra – no link:
http://www.uscs.edu.br/posstricto/comunicacao/dissertacoes/2011/pdf/dissertacao_completa_pmc_sandro_takeshi_munakata_da_silva.pdf
O programa de Mestrado em Comunicação da USCS objetiva contribuir com a geração e difusão do conhecimento científico no campo da Comunicação e, com isso, dar consecução à missão da USCS junto à comunidade interna e externa. Pretende ainda contribuir na formação de pesquisadores e docentes com visão crítica e científica do campo da Comunicação face a uma sociedade em constante transformação. Informações sobre o programa: http://www.uscs.edu.br/posstricto/comunicacao/.

Mais informações à imprensa:
Universidade Municipal de São Caetano do Sul – Assessoria de Comunicação
Luciano Domingos da Cruz – tel. 4239-3259 – e-mail: comunic@uscs.edu.br
12/06/2013

Mestrado da USCS identifica teorias da comunicação nos estudos de relações públicas e vira livro acadêmico