Dissertação de Mestrado em Comunicação da USCS verifica como a comunicação organizacional e as novas tecnologias da informação podem contribuir na execução/implantação da avaliação institucional interna 

(São Caetano do Sul – SP) – Tendo como propósito investigar a indissociabilidade da avaliação institucional das universidades do ABC com a comunicação organizacional atrelada às novas tecnologias da informação e comunicação, o publicitário e especialista em Gestão de Processos Comunicacionais Claudemir Martins da Silva realizou pesquisa que resultou no seu título de Mestre em Comunicação Social pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). O trabalho procurou analisar a comunicação na realização da avaliação institucional interna nas escolas de ensino superior do ABC Paulista, verificar como essas instituições fazem uso das tecnologias da informação e comunicação para socializar ou estimular a comunidade acadêmica para a avaliação institucional interna e identificar se as mesmas empregam a comunicação organizacional nesse processo.

A pesquisa de campo desenvolveu-se nas instituições de ensino superior particulares, da Região do ABC Paulista, com as seguintes características: esteja localizada na região geográfica do estudo; que tenha a Comissão Própria de Autoavaliação constituída; ofereça cursos na modalidade presencial no nível de graduação; que tenha operacionalizado pelo menos uma avaliação institucional completa e tenha aceitado participar espontaneamente do estudo. Neste recorte, foram objeto de estudo quatro instituições (não identificadas nominalmente por motivos éticos). De acordo com Claudemir, estudo permitiu observar que, quando a avaliação institucional sustenta-se na comunicação da instituição, contribui diretamente para a emancipação dos atores envolvidos, incentiva a democracia e subsidia os ‘avaliadores’ com ferramentas comunicativas eficientes, além de promover a identidade institucional, pois a comunidade acadêmica passa a conhecer a instituição de modo crítico e cívico.

Para o docente do Programa de Mestrado em Comunicação da USCS e orientador do aluno, Elias Estevão Goulart, a pesquisa foi importante porque mostrou as possibilidades e potenciais da aplicação das novas tecnologias digitais no contexto de interações entre a comunidade acadêmica e a própria instituição. “Os processos avaliativos são de fundamental importância para o alcance e manutenção de elevados patamares de qualidade educacional e a participação da comunidade sofre fragilidades em função das condições dos processos comunicacionais. Os resultados mostraram a importância do emprego e apoio da Internet na construção e efetivação de uma comunicação rápida, ampla e eficiente”, ressalta Goulart.

A dissertação de mestrado de Claudemir Martins da Silva resultou no artigo científico “Avaliação do Ensino Superior: entre a teoria e a prática”, publicado na revista FaSCi-Tech, da Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Os trabalhos acadêmicos de Claudemir Martins da Silva já estão disponíveis para consulta – na íntegra – nos links abaixo:

Dissertação: “Panorama Comunicacional da Avaliação Institucional nas IES do ABC Paulista” – disponível em: http://www.uscs.edu.br/posstricto/comunicacao/dissertacoes/2010/pdf/dissertacao_completa_claudemir_martins_da_silva.pdf

Artigo científico: “Avaliação do Ensino Superior: entre a teoria e a prática”. Revista FaSCi-Tech, disponível em: http://www.fatecsaocaetano.edu.br/fascitech/index.php/fascitech/article/view/39

O programa de Mestrado em Comunicação da USCS objetiva contribuir com a geração e difusão do conhecimento científico no campo da Comunicação e, com isso, dar consecução à missão da USCS junto à comunidade interna e externa. Pretende ainda contribuir na formação de pesquisadores e docentes com visão crítica e científica do campo da Comunicação face a uma sociedade em constante transformação. Informações sobre o programa: http://www.uscs.edu.br/posstricto/comunicacao/.

Mais informações à imprensa:

Universidade Municipal de São Caetano do Sul – Assessoria de Comunicação

Luciano Domingos da Cruz – tel. 4239-3259 – e-mail: comunic@uscs.edu.br

13/08/2013

Pesquisa estuda avaliação institucional do ensino superior do ABC