Dissertação de Mestrado em Comunicação da USCS foca o relacionamento das organizações empresariais frente ao novo paradigma da sustentabilidade.

(São Caetano do Sul – SP) – Identificar como as organizações comunicam com seus diversos públicos suas ações voltadas à sustentabilidade foi o objetivo principal da pesquisa realizada pelo engenheiro e profissional de comunicação Leandro Tadeu Novi, que resultou no seu título de Mestre em Comunicação Social na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Novi empreendeu pesquisa de campo junto a três instituições bancárias e a análise documental dos relatórios de sustentabilidade, elaborados por essas mesmas organizações. A escolha das instituições – Itaú, Bradesco e Real (atual Santander) – teme como critérios os rankings do ISE – Índice de Sustentabilidade; Guia EXAME de Sustentabilidade; Melhores Websites de Sustentabilidade – Management & Excellence e Top 10 em Sustentabilidade, todos relativos ao ano de 2008. Além da análise documental, a pesquisa incluiu entrevistas com profissionais das Áreas de Comunicação Organizacional ou Sustentabilidade das instituições bancárias, cujo objetivo foi identificar de que maneira o processo de comunicação desempenhado pelas mesmas sofreu influências diante da ampliação da temática da sustentabilidade na agenda empresarial.
De acordo com Leandro Novi, foi possível comprovar que a sustentabilidade exigiu dos profissionais que trabalham na comunicação organizacional a tratativa de temáticas até então desconsideradas. Para o pesquisador, “abordar aspectos relacionados à preservação do meio ambiente ou a projetos sociais, por sua vez, exigiu dos comunicadores uma adequação da linguagem ou uma interação com profissionais de outras especialidades”, avalia. Segundo Novi, “para se falar, por exemplo, sobre preservação ambiental com ambientalistas e ONGs que atuam no setor, não se pode tratar o assunto de maneira superficial ou não especializada. Novas expertises tiveram que ser adquiridas para que as mensagens tivessem a profundidade e a formatação adequadas”.
Para o docente do Programa de Mestrado em Comunicação da USCS e orientador do aluno, Gino Giacomini Filho, a pesquisa foi importante porque abordou a comunicação da sustentabilidade de forma realista em que se fazem presentes múltiplos públicos de interesse (stakeholders), algo que faz toda diferença quando se quer implementar uma campanha de comunicação envolvendo, por exemplo, o meio ambiente. Dessa forma, muitas empresas, ao comunicar vantagens de seus produtos ou embalagens “verdes”, devem reportar-se também aos seus funcionários, fornecedores, comunidade, imprensa, governos e outros públicos para conseguir adesão e legitimidade para sua comunicação e suas práticas ambientais.
A dissertação de mestrado de Leandro Tadeu Novi resultou no artigo científico “Comunicação organizacional: transformações frente ao paradigma da sustentabilidade”, publicado na revista Líbero, da Faculdade Cásper Líbero (v. 14, p. 109-118). Os trabalhos acadêmicos de Leandro Tadeu Novi já estão disponíveis para consulta – na íntegra – nos links abaixo:
Dissertação: “Comunicação da sustentabilidade – Novos Desafios para a Comunicação Organizacional” – disponível em: http://www.uscs.edu.br/posstricto/comunicacao/dissertacoes/2010/pdf/dissertacao_completa_leandro_tadeu_novi.pdf
Artigo científico: “Comunicação organizacional: transformações frente ao paradigma da sustentabilidade”. Revista Líbero, disponível em: http://www.casperlibero.edu.br/rep_arquivos/2011/12/12/1323717924.pdf
O programa de Mestrado em Comunicação da USCS objetiva contribuir com a geração e difusão do conhecimento científico no campo da Comunicação e, com isso, dar consecução à missão da USCS junto à comunidade interna e externa. Pretende ainda contribuir na formação de pesquisadores e docentes com visão crítica e científica do campo da Comunicação face a uma sociedade em constante transformação. Informações sobre o programa: http://www.uscs.edu.br/posstricto/comunicacao/.

Mais informações à imprensa:
Universidade Municipal de São Caetano do Sul – Assessoria de Comunicação
Luciano Domingos da Cruz – tel. 4239-3259 – e-mail: comunic@uscs.edu.br
06/06/2013

Pesquisa estuda como instituições bancárias comunicam ações de sustentabilidade aos diversos públicos de interesse