Professora avaliou aprendizagem de jovens que assistiram à adaptação do livro A hora da Estrela; audiovisual garantiu compreensão do tema, do tempo e do espaço

(São Caetano do Sul – SP) – A difícil tarefa de ensinar literatura brasileira aos alunos do Ensino Médio motivou uma professora da rede pública a estudar cientificamente qual o melhor recurso pedagógico para a aprendizagem de conteúdos literários. Segundo aponta pesquisa desenvolvida no Mestrado em Comunicação da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), a linguagem audiovisual é um caminho adequado para ajudar os jovens na compreensão desse tipo de obra, pois a convergência permite melhor entendimento sobre o tema geral e questões relacionadas ao tempo e espaço.

Para chegar à conclusão, a educadora Sueli Fernandes Ferreira Bernardi analisou a adaptação do livro A hora da estrela, de Clarice Lispector, para o cinema, produzido pela cineasta Suzana Amaral. Na dissertação “Cinema na Educação: uma forma inovativa para compreender literatura brasileira no Ensino Médio da escola pública”, a mestre em Comunicação observou como ocorreu o processo de aprendizagem do aluno que assistiu ao filme homônimo.

Os jovens que participaram da experiência, por meio de um grupo focal, concluíram em suas discussões que houve um ganho no aprendizado após a projeção do filme, pois os elementos da linguagem cinematográfica − imagens, ruídos, música, efeitos de câmera etc – traduziram alguns aspectos do livro que não haviam compreendido na leitura da novela. “Houve ganho significativo na compreensão, além do maior envolvimento e participação nas aulas de Literatura”, afirma Sueli.

Na avaliação da pesquisadora, o estudante está disposto a aprender usando as mais variadas tecnologias. Sueli pondera que o filme se rende a vários fins, facilitando o conhecimento de culturas, questões sociais, políticas e históricas. “Dessa forma, ampliar a compreensão de uma obra literária, que também é uma recriação, pode se configurar em mais uma finalidade do cinema”, sugere a autora do estudo.

DIDÁTICA – Para avaliar a aprendizagem dos alunos, Sueli realizou aula expositiva, a leitura do livro, projetou o filme e, finalmente, aplicou uma avaliação para testar o conhecimento. “A didática mostrou um caminho eficaz para a compreensão da obra literária. Portanto, pode ser indicada para a prática pedagógica na sala de aula e também para compreender temas, personagens, tempo, espaço, durante as aulas de literatura”, ressalta.

Outro ponto destacado no estudo é a inovação que do filme traz em comparação com o livro. “Verificou-se uma nova maneira de ser do produto e do processo comunicativo preservando-se o que podemos entender como essencial do livro, ou seja, uma nova maneira de apresentar a obra literária utilizando como meio o filme”, explica a professora. “Pode-se afirmar que o modelo de inovação foi essencial para a aproximação do contexto dos alunos, contribuindo posteriormente para a compreensão do livro A hora da estrela”, conclui Sueli.

A professora doutora Regina Rossetti orientou o trabalho e avalia que “pesquisa realizada pela Sueli, revela a importância da utilização do cinema no ensino de literatura, não como um substituto, mas como um auxiliar para a compreensão das obras clássicas. Outro aspecto interessante é o caráter de intervenção dessa pesquisa participativa realizada em sala de aula, pois ela traz contribuições efetivas em benefício da comunidade, no caso os estudantes do ensino médio”.

Cinema pode ajudar aluno do Ensino Médio a aprender literatura brasileira, revela pesquisa