Prof. Dr. Fernando Lefevre, da Faculdade de Saúde Pública da USP, apresentou metodologia de pesquisa e software de apoio

O PPGCOM da USCS – em parceria com os cursos stricto senso de Administração e Educação da universidade e apoio do Laboratório Hipermídias – promoveram nesta quarta-feira (21) o seminário “Discurso do Sujeito Coletivo: uma proposta metodológica”, com a presença do Prof. Dr. Fernando Lefevre, da Faculdade de Saúde Pública da USP. No encontro, que aconteceu no campus Centro da USCS, o palestrante abordou as grandes linhas, os operadores e os fundamentos teóricos do método do Discurso do Sujeito Coletivo como ferramenta para o resgate das Representações Sociais, bem como abordou o funcionamento do software DscSoft utilizado para auxiliar na análise.

Lefevre é criador, junto com Ana Maria Cavalcanti Lefevre, do método do Discurso do Sujeito Coletivo e dos softwares Qualiquantisof e QLQTonline. Tem bolsa de produtividade do CNPQ. Membro do GT de Comunicação Social da Abrasco e é docente e membro da equipe de direção do Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa. Desde março de 2012 é Professor Senior da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Durante a palestra, Prof. Fernando Lefevre comentou que o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) é um procedimento metodológico, próprio de pesquisas sociais empíricas que apresentam uma dimensão qualitativa, além da quantitativa. “Ele consiste numa forma determinada de representar o pensamento de uma coletividade, o que se faz  agregando, num só discurso-síntese, conteúdos discursivos de sentido semelhante emitidos por pessoas distintas, como respostas a perguntas abertas de questionário”, explica Lefevre.

O evento contou com a presença de professores da USCS, mestrandos e doutorandos bem como alunos de graduação. A palestra foi filmada e, em breve, estará disponível no espaço do Memórias do PPGCOM, no link: http://memoriasppgcom.uscs.edu.br/.lefreve

USCS Debate Discurso Do Sujeito Coletivo