DOCENTES DO PPGCOM PROMOVEM EVENTO EM COLIMA

Ação de internacionalização dá continuidade ao Simpósio Internacional Comunicação e Cultura promovido na USCS em 2015

Os professores João Batista Cardoso e Priscila Ferreira Perazzo, ambos do PPGCOM, em parceria com a Profa Dra Bárbara Heller (UNIP), participam de 10 a 14 de outubro de conferências na Universidade de Colima, no México. A ação faz parte de acordo de internacionalização assinado entre a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e Colima que rendeu, em maio de 2015, a realização do Simpósio de Comunicação e Cultura: aproximações com Memória e História Oral, na USCS.

A ação, em parceria com UNIP, acontece logo após o XIII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC), que será realizado na cidade do México, na Universidad Autónoma Metropolitana – Unidad Cuajimalpa, entre os dias 5 e 7 de outubro, onde os professores do PPGCOM também apresentarão trabalhos e coordenarão grupos.

Em Colima o Dr. João Batista Freitas Cardoso ministrará a Conferência Semiótica Visual – métodos de análise nos estudos da imagem. A palestra visa apresentar como as diferentes correntes teóricas se organizam no Brasil e, através de alguns exemplos de pesquisas desenvolvidas no PPGCOM, mostrar como pesquisadores brasileiros fazem uso dos métodos semióticas para examinar os signos visuais. A participação do Prof. João Batista na visita a Universidade de Colima conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP.

Os professores da USCS ministrarão um curso de 15 horas de duração intitulado Memória, Linguagem e Discurso, coordenado pela professora Bárbara Heller (UNIP). Segundo Priscila Perazzo, “propõe-se com esse curso, apresentar propostas metodológicas de produção da memória pessoal, a partir das narrativas orais de história de vida, constituídas pelas lembranças das pessoas. Tais relatos se constituem em fontes documentais sob a perspectiva da elaboração de uma linguagem própria do sujeito que fala e da produção de sentidos que constituem seu discurso”. A professora completa: “Propõe-se em seguida, apresentar propostas de análise desses discursos a partir de métodos da semiótica e da análise do discurso bakhtiniana”.

Também está na pauta dos professores da USCS nessa viagem internacional a chamada para inscrições de trabalhos para o II Simpósio de Comunicação e Cultura: aproximações com Memória e História Oral, previsto para os dias 4 a 7 de abril de 2017, em Colima, mais uma vez organizado pelas universidades de Colima, USCS, UNIP, UMESP e Fundação Pró Memória de São Caetano do Sul.

Arquimedes Pessoni – Mtb 18781 – e-mail: pessoni@uscs.edu.br

07/10/2016