Após, participar do congresso do ALAIC (Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación) e ter coordenado a missão brasileira em Colima, como parte das atividades do convênio da USCS-UCOL, a Profa. Dra.  Priscila Perazzo, gestora do PPGCOM (Programa de Pós-Graduação em Comunicação), concluiu na última semana suas atividades no México, participando de grupo de pesquisa e de atividades acadêmicas na Universidad Nacional Autonoma do México, a UNAM.

Em parceria com prof. Dr. José Amozurrutia, coordenador do Programa de Cibercultur@ y Desarrollo de Comunidades Emergentes de Conocimento, do CEIICH, Centro de Investigaciones Interdisciplinarias em Ciencias y Humanidades, a professora ofereceu uma “charla”, que significa uma aula em forma de palestra, para estudantes de graduação em Sociologia, Comunicação e Psicologia, da Faculdade de Ciências Políticas e Sociais. Nessa oportunidade apresentou aos estudantes um pouco da história do Grande ABC, por meio das pesquisas desenvolvidas no Memórias do ABC, da USCS. No dia seguinte, participou de seminário de investigação do Grupo de Pesquisa do Prof. Amozurrutia, com doutorandos e estudantes em iniciação científica. Nesse grupo, a professora expôs o projeto conjunto que vem desenvolvendo com Prof. Amozurrutia, da UNAM, e Prof. Elias Goulart, da USCS. Os investigadores presentes puderam comentar e sugerir revisões na pesquisa conjunta que se desenvolve sobre a análise das narrativas orais de história  de vida de moradores de cultura alemã em São Caetano do Sul sob a perspectiva da epistemologia genética e dos sistemas adaptativos para estudos de assuntos complexos e interdisciplinares.

Durante sua permanência na Cidade do México, com os pesquisadores da UNAM, a professora deu continuidade ao processo de internacionalização do Stricto Sensu em Comunicação da USCS, desenvolvendo pesquisa conjunta entre professores dessa universidade e da USCS, parceria que já se estende desde 2014 com a visita do prof. Amozurrutia em São Caetano em anos anteriores, bem como participações anteriores da profa. Priscila na UNAM.

Segundo a professora: “Foi uma longa estadia no México, mas que gerou a consolidação de parcerias de pesquisa e convênios importantes para nossas atividades de investigação na USCS. Não apenas damos continuidade ao processo de internacionalização que se exige das instituições universitárias hoje em dia, como também estamos tornando nossa Universidade Municipal de São Caetano do Sul conhecida e reconhecida para além dos limites da nossa cidade ou região. Esse é um ganho para alunos de graduação e pós-graduação”,avalia.

COORDENADORA DO PPGCOM-USCS FAZ BALANÇO DE EVENTOS NO MÉXICO