Pesquisa de iniciação científica realizada pelo aluno Gabriel Guimarães Cuzziol, sob orientação do Prof. Dr. Arquimedes Pessoni, da USCS (Universidade de São Caetano do Sul), em 2015, teve como alvo os trabalhos apresentados nos anos de 2004 a 2015, nos congressos da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares) e na revista Organicom, buscando a identificação de perfis da produção científica na temática “Assessoria de Imprensa” e “Assessoria de Comunicação”.

Segundo o estudo, assessoria de imprensa é o trabalho de quem faz a ligação de privado ao público, liberando pautas para jornalistas, veículos de comunicação de massa, entre outros, de tempos em tempos, enquanto a assessoria de comunicação é mais voltada para atividades não somente à imprensa, mas a diversos públicos, externos e internos.

A pesquisa revelou que em ambos os objetos de estudo apresentaram os conceitos de assessoria de imprensa e de comunicação, e em todos os artigos estudados foi citado 75 vezes o autor Jorge Duarte, e em 44 desses foi o livro “Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e prática” (São Paulo: Atlas, 2003) a fonte mais referida. Agora a pesquisa será incorporada à mostra internacional de Portugal, onde poderão ser feitas análises mais apuradas sobre os autores e obras referenciadas nos dois países.

A pesquisa faz parte de um projeto maior, em parceria com o Prof. Vasco Ribeiro, da Universidade do Porto, em Portugal, e busca levantar o que os comunicadores relatam na literatura especializada em assessoria de imprensa em ambos os países. O aluno fez parte do levantamento, que segue em nova pesquisa de iniciação científica, agora tendo as dissertações, teses e livros comerciais como foco”, explica o Prof. Arquimedes sobre o processo.

O orientado, Gabriel Guimarães Cuzziol, comenta sobre sua participação no projeto: “Minha experiência como pesquisador foi muito boa. Desde o início, em agosto de 2015, comecei a selecionar os artigos da Organicom e da Intercom, tudo foi dentro da data prevista. Seguimos o cronograma como tínhamos programado e acho que foi uma experiência válida. Aprendi a utilizar programas de computador, ganhei experiência em escrever um artigo, consegui ler trabalhos de diversos autores e foi uma pesquisa que vai servir como uma base pra outras daqui pra frente”, concluiu Gabriel.

O resultado da pesquisa Perfil da produção científica na temática “assessoria de imprensa” será apresentado em dois eventos: a Mostra de Iniciação Científica da USCS, no dia 29/10 e no VI Encontro de Iniciação Científica, organizado pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Universidade Federal do ABC, que ocorrerá na UFABC no Campus Santo André, nos dias 07 a 11 de novembro de 2016.

Iniciação científica busca identificar o tema “assessoria de imprensa” em diversas fontes