Evento está previsto para 24 a 27 de abril de 2017, no México

Após missão do Programa de Pós Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) na Universidad de Colima, no México, anuncia -se o início da organização do II Simpósio Internacional Comunicação e Cultura: aproximações com Memória e História Oral. A USCS participará da organização dessa segunda edição a se realizar em Colima, entre 24 e 26 de abril de 2017.

A Universidad de Colima foi uma das organizadoras , junto com USCS, Universidade Metodista de São Paulo, Universidade Paulista (UNIP) e Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, da primeira edição do simpósio internacional, realizado na USCS em abril de 2015.  Agora, por meio da Profa. Dra. Karla Covarrubias, parceira da Profa. Dra. Priscila Perazzo, mentora do primeiro simpósio, o segundo evento se propõe a dar continuidade em terras mexicanas ao que se iniciou no Brasil. Com isso consolida-se cada vez mais o convênio firmado entre as duas universidades, USCS e Universidad de Colima – que vem atuando intensamente  nesses dois anos, com atividades como essas – organização de eventos conjuntos – bem como projeto de pesquisa comparativa entre Brasil e México, mobilidade de estudante com envio do intercambista João Paulo Soares da Silva, visita de professores para aulas, cursos e palestras.

O II Simpósio Internacional Comunicação e Cultura: aproximações com Memória e História Oral também contará, como no primeiro, com a organização das instituições UMESP e UNIP, com quem o PPGCOM da USCS mantém parcerias efetivas. Além do mais, a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul continua como parceira dessa organização, representando a sociedade de São Caetano, e agora contaremos também com a participação da Associação Mexicana de História Oral.

Segundo a Profa. Dra. Priscila Perazzo, atual gestora do PPGCOM, e idealizadora do primeiro simpósio: “a continuidade de edição desse evento é muito importante, pois com o primeiro marcamos um lugar diferenciado nos eventos em comunicação com o tema que relaciona estudos de comunicação, cultura, memória e história oral, assuntos que se espalhavam como interface de estudos em outros congressos. Conseguimos reunir cerca de 200 pessoas no Brasil cujos trabalhos focavam uma relação entre esses conceitos, o que não existia antes. Além do mais, formamos, junto com os pesquisadores da Universidade de Colima, uma rede emergente de investigadores interdisciplinares que estabelecem as relações entre esses conceituais.  Assim, esperamos agora levar muitos pesquisadores brasileiros para interlocução com os mexicanos, entre outros países, estabelecendo , portanto,  uma rede de estudiosos na América Latina”, avalia.

O site do evento será atualizado e continuará no mesmo endereço: http://simposiocomunicaca.wixsite.com/memoriaehistoriaoral .

PPGCOM USCS ANUNCIA SEGUNDA EDIÇÃO DO SIMPÓSIO INTERNACIONAL COMUNICAÇÃO E CULTURA: APROXIMAÇÕES COM MEMÓRIA E HISTÓRIA ORAL