A pesquisa “Perfil da produção bibliográfica comercial, dissertações e teses na temática
“assessoria de imprensa”, que está sendo desenvolvida pela Universidade de São Caetano do Sul
(USCS) em parceria com a Universidade do Porto (Portugal) possui o objetivo de reunir trabalhos
acadêmicos na área de dissertações de mestrado, teses de doutorado – apresentados em Programas
de Pós-Graduação em Comunicação, tanto em teses digitais, e-books comerciais, quanto em livros,
que tratem do tema “Assessoria de imprensa”, no período de 2004 a 2015.
O projeto está na segunda etapa, a qual se concentra em identificar, entre outras categorias,
as temáticas e as referências bibliográficas mais utilizadas pelos pesquisadores e editores no assunto
“assessoria de imprensa” visando relacionar os aspectos que aproximam a produção acadêmica da
comercial.
A aluna Isabela Mingues comenta sobre sua participação na pesquisa de iniciação científica:
“O meu objetivo principal é reunir os trabalhos acadêmicos no segmento dissertações e teses
apresentadas em programas de Pós-Graduação em Comunicação, disponíveis em repositórios e
banco de teses digitais e livros e e-books comerciais sobre o tema devidamente registrado na
Biblioteca Nacional que tratem assessoria de imprensa”, conta.
De acordo com o orientador do trabalho, Prof. Arquimedes Pessoni, “a pesquisa da aluna
será importante por poder reunir todos os trabalhos – dissertações e teses – acadêmicos, além de
livros publicados sobre a temática assessoria de imprensa. Vai ser uma importante contribuição aos
pesquisadores dessa área, bem como será incorporado a um estudo maior – esse internacional –
sobre o estado da arte do tema no Brasil e em Portugal”, conclui Pessoni.
Em Portugal a pesquisa está sendo realizada pelo pesquisador da Universidade do Porto,
Prof. Vasco Ribeiro. A pesquisa tem previsão de término em junho/2017.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – USCS
Luciano Cruz
USCS e universidade portuguesa fazem perfil de produçõesbibliográficas na temática “Assessoria de Imprensa